Quem são os Cientistas de Dados?

tecimob@tecimob.com.br
Updated on

Isso permite que as organizações tomem decisões informadas sobre crescimento, otimização e desempenho. As métricas de dados estão conduzindo todas as decisões de negócio das grandes empresas. Dessa forma, quanto mais informações você obtém sobre os consumidores, melhor será a sua capacidade de atingi-los, e mais dados serão gerados, expandido o potencial de negócios. Esse tipo de profissional ficou muito famoso quando as empresas perceberam que podiam transformar um grande volume de informações não estruturadas em insights valiosos sobre o mercado. Alguns anos atrás, as universidades começaram a perceber que os empregadores queriam programadores que soubessem trabalhar em equipe. Então, os professores ajustaram suas aulas para acomodar isso – e alguns programas, como o Institute for Advanced Analytics da North Carolina State University, se prepararam para produzir a próxima geração de cientistas de dados.

O Fórum Econômico Mundial de 2020 determinou em seu relatório que a profissão de cientista de dados é a carreira do futuro. De uma forma bem resumida este perito coleta, administra e transforma um grande volume de dados em informações úteis. Para isso, ele tem acesso ao Big Data que é a base destes dados e usa apenas os que são  essenciais para o seu objetivo. Dessa forma, é possível já ser graduado em uma área de conhecimento e cursar a pós-graduação em Ciências de Dados e Big Data Analytics da Estácio para ser um cientista de dados. Caso ainda não possua graduação, você também pode escolher iniciar sua carreira com uma graduação em Ciência de Dados e dar o pontapé inicial para trilhar uma trajetória de sucesso.

O que é preciso estudar para ser um cientista de dados?

Normalmente, existem quatro funções principais de um cientista de dados dentro de uma organização, como explicamos a seguir. O curso ocorre em 6 meses, com 3 meses imersivos em tecnologia e 3 de aceleradora de carreiras. Nossa meta é aprofundar o conhecimento de quem já trabalha com tecnologia e possibilitar a entrada de quem ainda não está inserido neste mercado. Já citamos aqui a amplitude da área algumas vezes e, com ela, também há diversas formas de se tornar um profissional de ciência de dados. Independente de qual área o estudante queira trabalhar e de como será sua formação, estudo de qualidade é indispensável. A expert Caroline Oliveira explica como identificar um problema de negócio é essencial para a análise de dados.

Quais são as principais funções de um cientista de dados?

No mundo do Big Data Analytics, uma empresa que contrata alguém para lidar com grandes bases de dados não sabe exatamente a informação que está procurando e nem o que pode ser extraído. Descobrir o que faz um cientista de dados é apenas o primeiro passo para entender a importância desse profissional para as empresas. Perceba que extraímos as habilidades do Cientistas de https://www.fifamanianews.com.br/forum/index.php?/profile/129316-iliner55v/&tab=field_core_pfield_11 Dados de 3 fontes diferentes e que chegamos basicamente ao mesmo resultado. A verdade é que os profissionais que forem capazes de adquirir esses conhecimentos, estarão no radar dos recrutadores e das empresas e farão parte de equipes de Ciência de Dados. A profissão de Cientista de Dados continua crescendo na mesma velocidade em que os dados são gerados pela humanidade.

Qual a função de cientistas de dados?

A melhor maneira de dar os primeiros passos no mercado de trabalho é começar por um es… Ano após ano, estudantes brasileiros buscam por boas oportunidades para conseguir ingressar n… A biblioteca completa, os programas de parceria e convênios, além das bolsas de desconto são outros pontos de destaque para quem é aluno da Unopar. Por fim, as formas de ingresso também te ajudam no início imediato da sua carreira profissional. Você não está restrito às disciplinas relacionadas à área de Tecnologia da Informação para se tornar um perito no setor.

  • Além disso, por meio da paixão do profissional, você alcançará um alto nível de resultados que beneficiam a empresa por seu desempenho de longo prazo.
  • Portanto, esse perito deve se manter atualizado o tempo todo com o que acontece no mercado.
  • Tudo depende dos tipos de problemas ou projetos que são trabalhados no local, o que não significa que um tipo de cientista de dados é melhor do que o outro, mas sim do que a empresa está procurando.
  • Sim, existem várias outras skills que um Cientista de Dados deve ter, mas acho que consegui resumir bem para vocês quais são as 10 principais, as que mais escuto falar e ver em comunidades, blogs e redes sociais.
  • Há quem diga que o cientista de dados é a evolução do analista de negócio, passando a ser denominado de analista de dados.

Por outro lado, um Cientista de Dados lida com estruturas de dados e visa automatizar tarefas para resolver problemas complexos. Segundo ela, já existe uma demanda reprimida para funções, que a área acadêmica não consegue suprir com a formação de profissionais na velocidade necessária, como o campo em que atuam o cientista de dados. “Em especial dentro das empresas de inovação e desenvolvimento tecnológico, que estão prosperando inclusive em um momento de crise como vivemos hoje.

O que faz o profissional nas empresas

Embora possam parecer similares, essas duas áreas têm uma diferença entre elas. A ciência de dados abrange muitos modelos e métodos científicos, matemáticos e estatísticos, além de ferramentas para analisar e manipular dados. Espera-se que um Analista de Dados use técnicas analíticas em intervalos regulares e apresente relatórios.

Nessa última área, o estudante terá contato com o Direito Cibernético, que regula as relações sociais na internet. Com isso, a liderança do negócio pode atuar resolvendo os problemas dos clientes e investir em processo que os deixem mais satisfeitos. A satisfação gera confiança e amplia as possibilidades do cliente realizar uma nova compra. Sim, existem várias outras skills que um Cientista de Dados deve ter, mas acho que consegui resumir bem para vocês quais são as 10 principais, as que mais escuto falar e ver em comunidades, blogs e redes sociais.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *